Diário de viagem #2 e 3

title20page

Zuihitsu e meu motivo

Deixar a caneta correr junto ao fluxo de ideias, não depois. Escrita impulsiva como minha decisão de viajar, livre. Livre de conteúdo, livre de formato, livre de regras, e, por isso mesmo, a mais difícil e verdadeira e restrita. Japonesa, como só poderia ser.

Achei que combina com meus objetivos de registro de viagem. Um diário não é meu estilo. Sem falar que quem tem tempo pra diário durante uma viagem? Ou escrevo ou faço coisas. Um diário seguindo cronograma, feito por mim, só poderia ser sobre os esforços de manter um diário, sem nada que acontecesse antes ou depois da escrita. A escrita, seu processo, seria o todo, o dia. Por isso que comecei antes e pode ser que só termine muito depois. Mas quero registrar e gostei desse estilo. Parece com meus planos de viagem. Um pouco de tudo, um pouco de nada. A melhor e a pior maneira de viajar. Largar o turismo para tentar entrar na pele de um habitante nativo, se fazer passar por um, por mais ilusória que possa parecer essa tentativa.

23-D

A mulher loira, cujo nome eu não sei e talvez nunca vá saber – na verdade, posso dizer com alguma segurança que nunca mais nos veremos (que não nos vimos, pois não trocamos olhares conscientes), que em poucas horas não serei mais capaz de reconhecer seu rosto – sentada na fileira ao lado da minha no avião, cutuca com as unhas de uma mão as unhas da outra mão para limpá-las do esmalte, que aos poucos se solta em pequenas peças grudentas de quebra-cabeça em formato de unha vermelha, que nunca poderá ser juntado novamente porque parte das peças ficou grudada debaixo da unha que cutuca, parte voou e caiu no piso do avião, e o resto entre a superfície da bolsa dela e a palma da mão que cutuca, estas partes ela vai tentar juntar em uma palma enquanto espera a decolagem terminar para ir ao banheiro e lavar as mãos, o que, logo, ela faz, e volta a sua cadeira, espanando as calças com as mãos e seus dedos com unhas quase totalmente livres de esmalte. Talvez agora eu consiga voltar a minha leitura.

Deixe um comentário

